Semcut e comunitários do Curumu preparam a praia para o 35º Festival do Tucunaré
26/09/2025
(Foto: Reprodução) Preparação da comunidade para receber o público no festival
Ascom PMO / Divulgação
Com a expectativa de receber um grande público no próximo fim de semana, a Vila União do Curumu, distante 26 km da sede do município de Óbidos, está se preparando para realizar a 35ª edição do Festival do Tucunaré, que celebra a fartura do peixe nas águas do Lago Curumu e outros afluentes da região.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O tradicional evento é realizado na praia em frente à vila. O local está sendo preparado pela comissão organizadora formada por comunitários, que estão trabalhando em conjunto com o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcut).
Desde a semana passada, a praia está recebendo os trabalhos de limpeza da faixa de areia, além de podas das árvores e construção de barracas de venda. Também serão construídas barracas para que os visitantes possam comer e se proteger do sol. O local vai receber ainda estruturas para atar redes ao longo da praia.
O secretário de Cultura e Turismo de Óbidos, Luiz Carlos Queiroz, esteve no local para discutir os detalhes dos preparativos do evento. Ele destacou o empenho da comunidade para manter a tradição do festival, que já dura mais de três décadas.
“Desde dois mil e vinte e quanto, quando passamos a trabalhar em conjunto com os moradores do Curumu, o Festival do Tucunaré passou por mudanças que melhoraram o evento. Neste ano, reduzimos para dois dias, mas com uma programação mais interessante, que vai começar com o luau no sábado à noite, com um repertório que vai desde a MPB até o ‘pagonejo’. A praia será toda preparada para esse momento, assim como fizemos no ano passado. No domingo, teremos os pratos típicos feitos com o Tucunaré, várias atrações musicais e a escolha da rainha do festival, que também faz parte da cultura local. Esperamos um grande público para os dois dias”, disse Luiz Carlos.
Para melhorar o acesso via terrestre à praia, a Secretaria Municipal de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura (Seurbi) iniciou nesta semana uma operação para recuperar os trechos mais danificados, garantindo a segurança dos visitantes que optam por ir direto para a praia.
Para quem preferir fazer a travessia pelo Lago Curumu, a coordenação organizou, com os moradores, embarcações que vão fazer a travessia no sábado à noite e durante todo o domingo. Pelo serviço, será cobrada uma pequena taxa pelos responsáveis do transporte.
Comunidade Curumu é palco de mais um festival do tucunaré
Ascom PMO / Divulgação
Tatiana Almeida, uma das integrantes da comissão organizadora formada por moradores da vila, disse que a coordenação tomou o cuidado de conseguir um bom estoque do Tucunaré, para que a população não fique sem degustar os pratos feitos especialmente para o festival.
“Temos uma base de cem a cento e cinquenta quilos de Tucunaré que geralmente são consumidos no festival. Nós estamos trabalhando com essa estimativa de peixe. Não vai faltar Tucunaré e quem vier para o Curumu vai poder comer à vontade. A praia está no ponto ideal para o público, apesar de o lago estar mais cheio nessa época do que nos anos anteriores, o que deixou a água melhor para tomar banho”, destacou a coordenadora.
Para garantir a tranquilidade dos banhistas, a coordenação vai delimitar com redes a área de banho. O local para a atracagem das embarcações também será sinalizado para evitar acidentes.
Programação:
27 de setembro (sábado)
20h – Abertura com Luau na Praia do Curumu
20h30 – Zaquel Magalhães
22h30 – Joelson Araújo e Zezinho na Betera
1h – “Pagonejo” com Zeka Lira e Natasha Marinho
28 de setembro (domingo)
10h – Banda Top 15
12h – Banda 100% Curumu
14h – Banda Brisa Show
16h30 – Desfile das candidatas à Rainha do 35º Festival do Tucunaré
17h – Trio Lazer (Tony Lazer, Danilão Swing Bom e Gisele Silva)
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região