Sarau revive histórias de iniciativas ativas e de organização na Comunidade Anã, em Santarém
19/11/2025
(Foto: Reprodução) Comunitários e estudantes da comunidade Anã, durante ação ambiental
Eduardo Enrique
Nesta quinta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, a Escola Nossa Senhora de Fátima, da Comunidade Anã - Rio Arapiuns, realiza o II Sarau História de Vida e Construção de Saberes.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Estudantes do 6° ao 9°, coordenados pelos professores, vão apresentar os resultados das pesquisas realizadas sobre o processo de organização, mostrando a consolidação de iniciativas positivas para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Quatro projetos em atividade na comunidade serão destacados na exposição: Turismo de Base Comunitária, Barco Comunitário - APAA, Melipomel e o Projeto Musa.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Barco Comunitário
Existente há 41 anos, o Barco Comunitário surgiu pela necessidade dos moradores terem acesso a cidade de Santarém, com seus produtos, como farinha. No início era um pequeno barco e com o passar dos anos, a Associação dos Piscicultores e Agroextrativistas de Anã - APAA, gestora do barco, conseguiu parcerias que levaram a sua ampliação com capacidade para mais passageiros e cargas. Atualmente, o barco que denominado Josué Yeshuah, faz linha entre Anã e Santarém duas vezes por semana.
Musa
No início era apenas um pequeno projeto de criação de peixes em 1999, apoiado pela Prefeitura de Santarém. Muitos moradores abraçaram a iniciativa e deram continuidade levando a criação do grupo Mulheres Sonhadoras em Ação - MUSA, em 2005.
O grupo ampliou a criação de peixes em tanques-redes e a produção de ração de forma manual. Atualmente, o grupo adquiriu equipamentos para a montagem de uma fábrica de ração. Os peixes manejados são comercializados na comunidade e abastecem a Pousada Comunitária.
Outra iniciativa, o Melipomel que consiste no manejo de abelhas sem ferrão, das espécies Tucano e Jandaíra, é tocado por um grupo de manejadores da comunidade desde 2005.
Além de produzir mel de qualidade, as abelhas são responsáveis pela polinização das árvores frutíferas da comunidade.
Turismo de Base Comunitária
Em atividade desde 2006, é formado por uma pousada comunitária construída em 2013, de forma rústica, com restaurante e arquitetura regional, como cobertura de palha e redário para recepcionar os visitantes. Os turistas até visitam a comunidade, passam por um corredor de tecnologias sociais existentes na comunidades que vai desde o manejo de peixe em tanque redes, praias, abastecimento de água da comunidade, produção de ração e manejo de abelha sem ferrão.
Criação de peixes em tanques rede e meliponicultura são algumas das atividades desenvolvidas na comunidade Anã
Eduardo Enrique
Durante a exposição dos trabalhos, os visitantes do Sarau vão ter contato com os livros escritos e organizados pelos próprios estudantes e ainda degustar iguarias e comidas típicas da cultura africana e os estudantes do Ensino Médio vão participar com atividades em alusão ao dia Nacional da Consciência Negra.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região