Inscritos em concurso suspenso após prisão de mulher com ponto eletrônico no Pará podem pedir reembolso
02/05/2025
(Foto: Reprodução) Prova foi realizada em novembro de 2024 e suspensa no início de dezembro pela Prefeitura de Parauapebas após tentativa de fraude. Pedido de ressarcimento pode ser feito até 20 de maio. Ponto de eletrônico de escuta encontrado com a mulher.
Reprodução / TV Liberal
As pessoas que se inscreveram para o concurso público que foi suspenso após a de prisão uma mulher com ponto eletrônico durante a prova podem pedir reembolso. Segundo a Prefeitura de Parauapebas, no sudeste do Pará, onde a tentativa de fraude ocorreu, os pedidos devem ser realizados até 20 de maio, exclusivamente pela internet.
O prazo para pedir a restituição começou na quinta-feira (1º). O reembolso será por transferência bancária a quem pagou a taxa de inscrição.
É necessário preencher um formulário online - veja todas as regras mais abaixo.
O concurso foi realizado em 26 de novembro. Durante a aplicação das provas, uma mulher foi presa ao ser flagrada com ponto eletrônico.
O teste da mulher também foi apreendido e, no verso do papel, constavam 50 questões apontadas para a alternativa a ser assinalada no cartão de questões, e essas respostas eram compatíveis com o gabarito oficial da prova.
Com isso, a Prefeitura suspendeu o concurso no início de dezembro, após recomendação da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA)
À polícia, a mulher informou na época ter obtido o gabarito com um mototaxista - reveja na reportagem abaixo abaixo:
Polícia Civil investiga fraude em concurso público de Parauapebas
O Edital do Concurso Público Nº 01/2023 determinava que nenhuma pessoa poderia se retirar do local de prova antes do horário das 10h, mas a concorrente foi apreendida às 09h30, conforme relato policial, o que justifica o pedido de suspensão do certame.
Como pedir reembolso
A solicitação do ressarcimento poderá ser feita pelo site da Prefeitura de Parauapebas - clique aqui.
Após preenchimento correto do formulário, os valores serão restituídos por meio de transferência bancária para conta corrente do Banco do Brasil ou via chave Pix do tipo CPF. A conta correspondente deve ser exclusivamente de titularidade do candidato solicitante, não sendo aceita conta em nome de terceiros.
Candidatos que se inscreveram em mais de um cargo devem selecionar todas as opções correspondentes no momento da solicitação.
Segundo o secretário municipal de Administração, Luiz Veloso, foi formada uma Comissão de Destinação e Ressarcimento de Inscrições para que o processo fosse realizado com transparência e dentro dos ritos legais necessários.
"Todo candidato que realizou o pagamento dentro do prazo terá direito ao reembolso, com correção monetária com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desde que siga corretamente os procedimentos indicados. Reforçamos a importância de atenção aos prazos e dados informados no formulário eletrônico”.
Prefeitura de Parauapebas, no sudeste do Pará.
Reprodução / Prefeitura de Parauapebas
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará